Documentos Institucionais

(Portaria 40/2007)

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação prevista nas instituições de ensino superior, é estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 e regulamentada pela Portaria nº 2.051 de 09 de julho de 2004. Sua função é função planejar, sensibilizar e executar a Avaliação Institucional. Posteriormente à avaliação, promovemos o retorno do processo avaliativo aos docentes e discentes para que através dos dados coletados possam ser trabalhados os resultados junto ao Centro Universitário e comunidade acadêmica.

Objetivo da CPA

Desenvolver e efetivar um mecanismo de avaliação que integre a comunidade acadêmica, de modo que a cultura de avaliação, capaz de converter-se em um processo de autoconhecimento e melhoria contínua.

Objetivos Estratégicos

  • Minimizar falhas no processo de avaliação
  • Assegurar treinamento contínuo de professores, funcionários e colaboradores; a partir dos resultados da avaliação
  • Manter um processo contínuo de avaliação

Por que Avaliar?

Além de encaminhar os dados ao MEC, podemos, através da avaliação, melhorar nossos processos internos. Utilizamos os dados da avaliação para o planejamento estratégico da Instituição.

Composição da CPA

São representantes da comunidade acadêmica: Professores, Estudantes e Colaboradores. Também participam os representantes da Sociedade Civil.

Qual é a Base da Avaliação?

A avaliação está baseada nas 10 dimensões do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), e propõem avaliação para toda a comunidade acadêmica: professores, atendimento ao aluno, projetos sociais, serviços, infraestrutura, laboratórios, aulas, acessibilidade, etc.

10 Dimensões do SINAES

  1. ªDimensão – Missão e planos de desenvolvimento institucional
  2. ªDimensão – Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação (lato senso)
  3. ªDimensão – Responsabilidade social da Instituição
  4. ªDimensão – Comunicação com a sociedade
  5. ªDimensão – Políticas de pessoal (docentes e técnico administrativos) e carreiras
  6. ªDimensão – Organização e gestão
  7. ªDimensão – Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc)
  8. ªDimensão – Planejamento e avaliação (auto avaliação)
  9. ªDimensão – Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos
  10. ªDimensão – Sustentabilidade financeira