Vem aí o ENADE 2017

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2017) será realizado em 26 de novembro.
É importante você saber que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e consiste em uma avaliação individual de desempenho e um questionário do estudante.
Reunimos aqui as principais informações sobre o Exame, datas de simulados, provas anteriores e orientações gerais.
Acompanhe todas as novidades e boa prova!

O QUE É

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
O exame é OBRIGATÓRIO e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
A primeira aplicação do ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

OBJETIVO

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
O SINAES é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o ENADE, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Sobre o Enade

1 – Qual a legislação pertinente ao ENADE?

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do ENADE se baseia nas seguintes normas judiciais:

  • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017 e o Edital nº 26, de 16 de junho de 2017 do ENADE 2017 (Regulamentam o ENADE 2017);
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010.

2 – O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao ENADE irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher do Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova.

3 – Quais áreas serão avaliadas no ENADE 2017?

Conforme a Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017 e o Edital nº 26, de 16 de junho de 2017, serão avaliados pelo ENADE 2017 os cursos que:

I – Conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistema de Informação.

II – Conferem diploma de bacharel ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química.

III – conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música e Pedagogia.

IV – Conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

4 – Quando será realizado o ENADE 2017?

O ENADE em 2017 será aplicado no dia 26 de novembro de 2017 com início às 13h30min (horário de Brasília), com duração total de 4 (quatro) horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

A participação no ENADE 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

Estudantes

1 – Quais os estudantes habilitados ao ENADE 2017?

Estão habilitados ao ENADE 2017 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo ENADE. No entanto, em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2017.

2 – O que se entende por “Concluintes”?

Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o final das inscrições do ENADE 2017.

Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o final das inscrições do ENADE 2017.

3 – O estudante habilitado ao ENADE é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2017.

4 – Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao ENADE, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2017, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).

5 – O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?

Sim. O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº 40, de 2007, em sua atual redação e do Edital nº 26, de 16 de junho de 2017, que estabelece as regras do exame no ano de 2017. O preenchimento é exclusivamente feito por meio do portal do Inep. O estudante selecionado que não comparece ao exame e/ou não preenche o Questionário do Estudante fica em situação irregular junto ao ENADE.

Esclarecemos ainda que a obrigação do preenchimento é apenas para os estudantes regulares concluintes, ou seja, para aqueles habilitados a prestarem o exame. Estudantes ingressantes e estudantes inscritos como irregulares de anos anteriores não têm acesso ao questionário.

No ato da inscrição dos estudantes as Instituições de Educação Superior (IES), deverão autorizar o cadastro dos estudantes habilitados para o ENADE 2017, divulgar e incentivar os estudantes inscritos a se cadastrarem no período de 14 de agosto a 26 de novembro de 2017, quando deverão preencher o Questionário do Estudante. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do questionário.

ALUNOS HABILITADOS ENADE 2017

ADRIANO DOS SANTOS GOMES
AFONSO NUNES AZEVEDO
ALAN RINALD ALVES DA SILVA
ALEFF FARIAS LIMA
ALEXSIANE RODRIGUES SILVA DE MEDEIROS
ALINE TURATO DE LIMA
ALISSON BARRETO DE ABREU
ALLAN GALDINO DA SILVA
AMARILDO MARTINS FERRAZ JUNIOR
ANDRE FORMENTO
ANDRÉ PACHECO DE AGUIAR
ANDREW FERREIRA ANDRIC MALANDRIN
BRUNO AGUIAR DAGUIS
BRUNO DEL MEDICO
BRUNO KENJI FURUKAWA SILVA
CAIO AUGUSTO MELO
CAIO VINICIUS CALUCIO
COSME SANTANA DE MIRANDA
DAFNER PEREIRA DA SILVA
DANIELA DUARTE DOS SANTOS
DANILO HERCULES ARAUJO SOUSA
DEIVIDSON MACEDO GONINI
DIEGO SCORZIELLO VAZ
EDUARDO ALBUQUERQUE SILVEIRA
EDUARDO DE JESUS CRUZ
FELIPE CASTELLI MELLAO
FELIPE GUIMARAES ENDO
FELIPE LEITE SANTANA CHAGAS
FRANCISCO CORREIA DA SILVA JUNIOR
GABRIEL FERNANDES NOGUEIRA
GABRIEL MITSUO HAIBARA
GABRIELA NICOLOSI CROQUER
GRAZIELLY ROCHA DE SOUSA
GUILHERME DE OLIVEIRA FORTE
GUSTAVO FLORES QUECANA
HEITOR DUARTE DOS SANTOS
INGRID KAROLINE SERAFIM DA SILVA
IVAN GALVAO REIS
JOAO PEDRO FERREIRA DA SILVA
JOSE PETERSON DA SILVA
JOSE RICARDO SERRA FLOSI
JOYCE ALVES BORGES
JÚLIA PAIVA NAVARRO
KAREN TEIXEIRA PEREIRA
KIRILL EDWINOVICH LOVON ZABASHTA
LEANDRO GONCALVES RAIMUNDO
LEONARDO ZANONE ALVES RIBEIRO
LUAN GOMES DE SOUZA
LUCIANA MENDES DE LIMA
LUIS CARLOS DA CRUZ SANTOS JUNIOR
LUIS GUSTAVO MARTINS SANTOS
LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE SA
MARCELO HENRIQUE SOARES DA SILVA
MARCOS ROBERTO DA COSTA ABREU
MARILDA CRISTINA OSÓRIA
MAYARA SOUSA CHAVES
MELKZMINELY SIQUEIRA SILVA
MICHELE APARECIDA CARDOSO
NATÁLIA TELES DOS SANTOS
PAULO FILIPE COSTA ANTUNES
PAULO ROBERTO VIEIRA
PEDRO HENRIQUE SANTOS SILVA
RAFAEL DA SILVA BATISTA
RAFAEL SAMIR DOS REIS
RENAN MIGUEL DE ALMEIDA RIBEIRO
RENATA DOS SANTOS SILVA
RENATO DE MORAES SANTIAGO
RENNAN ROCHA RIBAS
ROBERTO RIBEIRO GOMES
RODOLFO AGNALDO NERES DOS SANTOS
RODRIGO ARAUJO DE OLIVEIRA
RODRIGO EVANGELISTA MARQUES BALLOUK
ROSANA GALASSI DE MELO
SERGIO CASPANI DINIZ DE BARROS
SONIA REGINA RODRIGUES ABRANCHES
THIAGO CATOTO DIAS
VINICIUS CHICONE
VITOR KUROKI

PROVAS E GABARITOS

Clique aqui para saber como foram as últimas provas.

DATAS IMPORTANTES

Prova do ENADE 26 de novembro de 2017. Abertura dos portões às 12h. Fechamento às 13h. Início da prova às 13h30.

Fonte: Inep – http://portal.inep.gov.br/enade

Onde Estamos

Rua Cubatão, 726 - Vila Mariana - Entre as estações Paraíso e Ana Rosa do Metrô