Alunos do IBTA criam app para ajudar a resolver os problemas de São Paulo

São Paulo, março de 2017 – Contribuir para resolver os problemas de São Paulo. Esse é o desejo do casal Karina Maria da Silva e William Barbosa, moradores da cidade e estudantes do curso de Banco de Dados, no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), os dois tiveram a ideia de unir a política com a tecnologia em apenas um aplicativo: o Cidade Linda.

Problemas como acessibilidade, água ou esgoto, buraco, iluminação, pichações, sinalizações e segurança são enviados ao aplicativo e solucionados pela prefeitura de São Paulo. Desde novembro, quando a ferramenta foi criada, mais de 700 demandas já foram encaminhadas e estão em processo de verificação nas pastas responsáveis.

“Nós estávamos conversando com o nosso professor da faculdade na sala de aula e essa ideia evoluiu. Na época ainda não existia o nome Programa São Paulo Cidade Linda do João Dória. O nome dos dois projetos foi uma feliz coincidência e conseguimos aproveitar”, afirma Karina.

Para usar é fácil: ao encontrar algo fora do normal pela cidade, basta baixar o app, disponível no sistema Android ou IOS, informar o endereço, tirar uma foto e selecionar a categoria. Clicando no botão relatar, o cidadão cadastra a reclamação e o aplicativo a envia direto para a Prefeitura solicitando um prazo para a solução.

Segundo William Barbosa, o curso do Centro Universitário IBTA ajudou bastante na criação da ferramenta. “A universidade foi fundamental. A forma de se relacionar com o educador permitiu uma troca de experiências que deram origem a ideia”, explica.

Na carona da tecnologia, o Centro Universitário IBTA propôs, recentemente, um novo desafio aos seus formandos de MBA. Ao invés do tradicional trabalho de conclusão de curso (TCC), os alunos vão ter que desenvolver um projeto de novo negócio, no formato de startup.

“Queremos impulsionar cada vez mais as novas ideias dos nossos alunos. O objetivo do IBTA é justamente formar profissionais que saiam para o mercado de trabalho preparados para o trabalho”, afirma o diretor do centro universitário, Winston Sonehara.