Dez livros essenciais sobre tecnologia para ler ainda em 2017

Dez livros essenciais sobre tecnologia para ler ainda em 2017

Estar sempre bem informado e conhecer diversos assuntos sobre tecnologia é um passo importante para quem estuda ou trabalha no setor. Com mudanças cada vez mais rápidas e constantes, se manter atualizado e antenado ajuda alunos e profissionais a estar sempre um passo à frente. O Centro Universitário Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA) listou seis livros sobre ciência e tecnologia que vão inspirar a busca pelo sucesso na vida acadêmica e profissional.

A Estrutura de revoluções científicas – Thomas Kuhn
Quando foi publicado pela primeira vez em 1962, o livro se tornou um marco da filosofia científica no mundo. O livro questiona pensamentos consolidados e muito antigos do mundo da ciência e tecnologia, e os métodos de pesquisa da época. Kuhn argumenta que grandes inovações no mundo científico e tecnológico não acontecem normalmente, e que é preciso pensar fora da zona de conforto.

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? – Phillip K. Dick.
Famoso livro de ficção que inspirou o clássico filme Blade Runner, a obra tem como tema principal robôs e inteligência artificial. Nela, um homem é pago para perseguir e “aposentar” replicantes, robôs que são como humanos. O problema é que a caça por um replicante específico faz o protagonista questionar sua própria realidade. Um livro clássico essencial para quem estuda tecnologia e se interessa por inteligência artificial.

O Efeito Facebook: os bastidores da história da empresa que conecta o mundo – David Kirkpatrick
O autor conta sua versão da história da rede social, endossada pelos principais executivos da empresa. Ex-editor sênior de Internet e tecnologia da revista Fortune, Kirkpatrick não se restringe à gênese da rede social mais popular do mundo, mas analisa seu impacto na vida social de adolescentes e de adultos no mundo inteiro. Uma boa dica para quem quer entender o universo por trás das redes sociais.

Tecnopolio: a rendição da cultura a tecnologia – Neil Postman
Em Tecnopolio, o autor traça a trajetória histórica da tecnologia no mundo. O livro fala sobre o perigo de ser governado pela tecnologia, e mostra que os novos sistemas podem redefinir, de maneira irreversível, o que entendemos por política, história, verdade, privacidade e inteligência. Postman examina as maneiras específicas pelas quais a tecnologia exerce a tirania, da prática médica à burocracia, à política e religião.

A segunda era das máquinas – Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee
Conforme todo o impacto das tecnologias digitais é sentido, é possível perceber uma riqueza imensa na forma de avanços pessoais, infraestrutura tecnológica e acesso sem fronteiras aos itens culturais. Em meio a esse cenário, haverá mudanças intensas. Profissões de todos os tipos, de advogados a caminhoneiros, serão transformadas para sempre. As empresas serão forçadas a se adaptar ou morrer. O livro faz um retrato das transformações no mundo por meio da tecnologia.

Big Data – Kenneth Cukier e Viktor Mayer-Schönberger
Em Big Data, dois especialistas de internet e privacidade explicam como a vigilância nas redes está mudando, e como as empresas estão comprando informação de usuários para vender seus produtos e estabelecer seu mercado sem precisar de um público-alvo. Os autores falam também dos novos pensamentos criados em função do surgimento das redes sociais, do aumento na velocidade da comunicação e dos padrões da sociedade frente a estas inovações.

Elon Musk: Tesla, SpaceX e a busca por um futuro fantástico – Ashlee Vance
Nesse livro, o jornalista especializado em tecnologia, Ashlee Vance, traz um olhar inédito sobre a vida do homem mais ambicioso da Califórnia. O autor teve mais de cinquenta horas de conversas com Musk e entrevistou mais de trezentas pessoas ligadas a ele. Tudo para contar em detalhes as histórias controversas envolvendo suas empresas revolucionárias e traçar o retrato do personagem complexo que renovou a indústria americana e tem trazido à tona uma série de inovações. Elon Musk é o criador da Paypal, CEO da SpaceX e da Tesla Motors.

Antifrágil – Coisas Que Se Beneficiam Com o Caos – Nassim Taleb
O livro traz análises sobre inovações feitas a partir de tentativa e erro, decisões que podem mudar uma vida, política, planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina. No texto, além da esperteza das ruas de Tony Gorducho, é possível encontrar vozes e conselhos de sabedorias antigas, como a grega, a romana, a semítica e a medieval.

Quem Disse que os Elefantes Não Dançam? – Louis Gerstnet
Louis V. Gerstner conta a história do renascimento da IBM. O autor, que foi CEO da empresa, conta tudo que passou e como fez para recuperar a companhia. O executivo explica como foi corrigir os erros, mostrando as falhas de estratégias e principalmente a execução dos processo.

O Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo – Kevin Kelly
Muito do que vai acontecer nos próximos 30 anos é inevitável, definido por tendências tecnológicas que hoje já estão em movimento. Neste livro, Kevin Kelly oferece um roteiro para esse futuro, mostrando como as próximas transformações afetarão as vidas na Terra – desde a realidade virtual em casa até a inteligência artificial presente em tudo que tem sido fabricado.

Compartilhar
Conheça nossos cursos

Conheça
nossos
cursos

Graduação

Saiba mais

Pós-
Graduação

Saiba mais

Cursos
Técnicos

Saiba mais
  • Preencha os dados abaixo e receba nossa newsletter com as últimas novidades.