UNIBTA

UNIBTA: Primeiro Centro Universitário de Tecnologia de São Paulo muda a marca e apresenta novo posicionamento

O primeiro Centro Universitário de tecnologia de São Paulo, o IBTA – Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada – anunciou nesta quarta-feira (20) mudanças em seu posicionamento. As novidades incluem a troca de nome da Instituição que, a partir deste mês, passa a atender como UNIBTA. A iniciativa complementa um processo iniciado em janeiro, quando a faculdade foi reconhecida como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC).

O que muda com o UNIBTA?

Com a nova categoria, o UNIBTA também expande seu escopo e passa a atuar no segmento de Educação a Distância. Segundo dados do MEC, o EAD cresceu 7,2% somente no ano passado e já representa 26% da educação superior no país. Estudo realizado pela Sagah, empresa desenvolvedora de conteúdo e tecnologia para EAD, prevê que, em 2023, já corresponderá a 51% do mercado.

Depoimento

“O credenciamento como Centro Universitário deu outra dimensão para o Instituto. Neste momento, acabou acontecendo o processo de credenciamento para Educação a Distância e tivemos de encurtar um plano de um ano e meio em seis meses. Um trabalho árduo, mas que já começa bem-sucedido. São mais de 150 polos já credenciados em todo o Brasil e quase 40 cursos de EAD – entre graduação e pós-graduação – com a mesma estrutura curricular dos presenciais”, explicou Thiago Pêgas, presidente do Grupo CETEC Educacional, do qual o UNIBTA faz parte.

Expansão acelerada UNIBTA

O sucesso desta transição se reflete em números. Em 2016, o grupo CETEC Educacional arrecadou R$ 71 milhões. Parte desta receita foi investida na criação do EAD. Toda a implantação da nova modalidade está a cargo da professora Carina Cecchi. “Trouxemos um projeto inovador para o UNIBTA. Investimos em ferramentas para manter o perfil inovador e tecnológico. Vamos trabalhar com inteligência artificial e realidade aumentada para conectar esse aluno e oferecer um ambiente realmente propício ao aprendizado”, explica a diretora do EAD.

Segundo Carina, impulsionados pela rápida aceitação que o ensino a distância do UNIBTA conquistou, os planos são dobrar o número de polos até o final de 2018. “Devemos crescer com mais 150 polos. Nesse primeiro momento, crescermos de forma mais dispersa porque buscamos englobar regiões mais remotas que, efetivamente, precisam dessa formação. Mas para 2018 queremos realizar algumas estratégias mais em espiral: crescer onde nós já temos potencial – em São Paulo e em São José dos Campos – e em grandes capitais”, afirma.

Reconhecimento UNIBTA

Durante evento realizado na sede do UNIBTA em São Paulo, que também marcou a inauguração oficial do prédio, estiveram presentes diversos representantes do Ministério da Educação. Para o Secretário Nacional do MEC, Paulo Monteiro Vieira, o EAD tem uma importância fundamental no desenvolvimento da educação no país.

Vieira acredita que o segmento pode incentivar o ensino superior a inovar e a utilizar tecnologias, e os recursos por trás delas, para atrair e engajar mais os alunos. Para ele, somente um trabalho conjunto dos Centros Universitários será capaz de trazer essa mudança. “Sempre me agrada ver uma Instituição de Ensino dedicada à área tecnológica e, mais do que isso, que se preocupa em estar em uma renovação constante. Acredito que esse seja o caminho”, diz.